É isso mesmo! Três a cada quatro empresas não conseguiriam recuperar dados essenciais do negócio após um ataque cibernético. Não somos nós que estamos dizendo, mas o Índice Global de Proteção de Dados (GDPI), obtido através de estudo realizado de fevereiro a abril de 2021, onde foram entrevistados 1.000 executivos.

Assim, a adoção de um plano de contingência para sua empresa é uma das melhores formas de se resguardar em relação ao incidente de segurança. O plano de contingência visa estabelecer junto aos colaboradores, formas de recuperação dos dados e o restabelecimento das atividades empresariais, minimizando todo tipo de prejuízo.

Uma dica de ouro: tenha uma regularidade de backups, assim em caso de ransomware, você pode resgatar o último backup enquanto junta alguns bitcoins!

Durante o processo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, o nosso escritório realiza uma conscientização acerca de boas práticas da segurança da informação para engajar todos os colaboradores da empresa adequada. Trata-se da fase de Housekeeping, ou seja, “limpar a casa”, na prática implementamos rotinas para otimizar o local de trabalho.

Vale ressaltar, que esse tipo incidente de segurança deve ser comunicado à Agência Nacional de Proteção de Dados, o que ao final da adequação, a empresa estará apta a realizar, através do seu encarregado de dados.

O plano de contingência visa acima de tudo, minimizar todos os tipos de perca da empresa.

Se a sua empresa ainda não está implementada, cuidado! Se já iniciou o seu processo de implementação, verifique com seu implementador acerca da existência de um plano de contingência.

O Escritório Marchiori & Marchiori Sociedade de Advogados tem profissionais especializados para realizar a sua implementação, além de prestar assessoria jurídica para empresas que já estão implementadas ou estão em processo de implementação.


Dr. Guilherme Capatti Cardoso
OAB/SP 457.388

76 % das empresas brasileiras não conseguiriam recuperar dados após ataque. Qual a solução?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.